terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enem é pra quem?

       Grande tristeza me traz  o Enem( exame nacional do ensino médio), olha que nem realizei as provas, por isso frustração maior  deve ser dos estudantes.Mas minha  indagação e sentimento  vem do fato do que há por trás desse episódio.

      Parace até teoria da conspiração, mas meu caro , não entenda assim! Afinal tudo tem um pra que nessa vida e em política com certeza um por que.

     Na última campanha o ponto de apoio era a questão do Prouni , ingresso que todo jovem pobre quer para cursar  o grau superior. Enquanto um pautava a criação de cursos técnicos outro era  a faculdade, enfim rei posto, agora vem todo esse processo; bom parte de nós viu que a maioria dos estudantes e especialmente universitários  não tinham como candidata a atual presidente eleita, as pesquisas demostraram isso.

    Então pensa comigo, em um país onde queremos crescimento industrial e fortificação econômica, para que  crescimento intelectual?  Afinal quem questiona algo é sempre tido como alguém não  bem visto pela maioria.

   Você sabia que boa partes das faculdades particulares até usam o Prouni mas como boa parte das vagas não são alcançadas pela nota de corte da própria instituição, elas são dadas a pessoas que  passam em primeiro lugar no vestibular e também são destinadas ao longo dos anos a estudantes com condições financeiras?

    Bom o que me incomoda em tudo isso é que exame nacional do ensino médio se pauta em questões que boa parte dos estudantes se quer veem na escola ao longo do curso, boa parte dos estudantes são analfabetos funcionais.

   O que nasceu para avaliar as condições dos estudos nesse período que antecede uma vida acadêmica superior, na verdade agora virou "porta de entrada" para universidade e promessa política, que triste!  e o ensino médio  e o fundamental continuam o mesmo. Então para quem é o Enem?

   E só para ressaltar, algo que permeia meus pensamentos, ano que vem tem governo novo , com ministros novos e com a desvalorização do enem ,é claro que alguém leva a culpa e esse motivo norteará a transferência de ministério para quem? Lembre-se da Carta entre Amigos...

Isso mesmo , Chalita vem ai, é esperar e conferir!

Um comentário:

  1. Ótimo texto. Com essa de usarem as notas do ENEM como forma de ingressar nas universidades federais do país prejudicou muito a galera de escola pública; O pessoal de escola particular é treinado desde sempre para provas do tipo e o povo da pública não. Mas, é claro que devemos analisar outro ponto: Os alunos de escola pública têm cotas, então, isso ajuda bstante.

    Eu sou contra o ENEM como forma de se ingressar nas faculdades públicas! Sou a favor do Vestibular tradicional!!

    ResponderExcluir